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Se prepare! No post de hoje eu vou te passar 5 dicas de SEO para YouTube, mostrando como é possível ter mais visualizações e ganhar mais inscritos. Se o seu canal está tendo poucos views ou com dificuldade para conseguir inscritos, continue lendo.

Homem triste
Fonte: StockSnap do Pixabay

5 Dicas de SEO para YouTube

Vamos direto ao ponto e falar sobre as 5 dicas de SEO para YouTube que vão ranquear o seu canal e bombar os seus vídeos.

1 – Faça vídeos de conteúdo

A primeira dica é uma das mais importantes: CONTEÚDO. De nada adianta você ter uma estratégia incrível para conseguir views se o seu conteúdo não for bom.

Lembre-se que o YouTube é um dos maiores buscadores (o YouTube é do Google, lembra?) do mundo. As pessoas vão em busca da solução dos seus problemas e é justamente aí que entra o seu conteúdo de qualidade.

Sempre preste atenção nisso! Pra ranquear vídeos essa é uma das principais estratégias de SEO para YouTube: entregar uma solução para o problema de alguém.

Para isso faça um busca bem detalhada no Google sobre o que o seu público está pesquisando. Veja:

Pesquisa no Google
Pesquisa no Google pelo termo “como ganhar”.

Repare que o próprio buscador sugere complementos para sua busca, o que significa que muita gente anda pesquisando por esses termos.

Outra ferramenta gratuita muito interessante também é o Ubersuggest. Dê uma olhada na imagem abaixo:

Pesquisa no Ubersuggest pelo termo “como ganhar”.

Novamente, essa é uma excelente estratégia de SEO para YouTube para conseguir ranquear vídeos com mais visualizações.

Quem fala mais sobre isso em detalhes é o Alex Vargas, num vídeo onde mostra Como Ter Milhares de Visualizações nos seus Vídeos do YouTube – Método Rápido e Fácil.

Você pode assistir dando o play no vídeo abaixo:

2 – Faça títulos com a palavra-chave + humanização

Tenho certeza de que você nunca ouviu falar sobre isso, não é verdade?Que história é essa de “humanização” no título, Léo? Vamos lá…

Quando você fizer sua pesquisa e encontrar uma palavra-chave (aquilo que as pessoas estão buscando) com um bom número de buscas, coloque-a na headline (ou título, como se fala em Português) do seu vídeo.

Veja dois exemplos abaixo onde eu coloco a palavra-chave buscada em negrito e a parte humanizada em itálico:

Como ganhar dinheiro trabalhando pela internetEu apliquei e deu certo!

5 dicas de SEO para YouTubeConsegui 500 mil visualizações em 1 ano!

O mais importante aqui é ser verdadeiro! O seu título é uma das coisas que vai trazer pessoas para o seu vídeo. Caso o conteúdo não tenha nada a ver com o título, você vai ganhar dislikes e sua audiência vai despencar.

3 – Use a palavra-chave na descrição, nas tags e nos nomes dos arquivos

Sua estratégia de SEO para YouTube começa já na exportação do seu vídeo e foto de capa.

Coloque a palavra-chave no nome do arquivo de vídeo que você vai subir para o YouTube. Faça o mesmo para a foto de capa.

Como nomear arquivo de vídeo e foto para YouTube
Como nomear arquivo de vídeo e foto para YouTube.

Vamos falar agora sobre a descrição do vídeo…

A descrição do seu vídeo é uma das melhores formas do Google/YouTube entender sobre o que se trata aquilo. Essa estratégia é fundamental para se fazer SEO para YouTube com qualidade.

Usar a palavra-chave ao menos três vezes na descrição é fundamental. O ideal é que você faça isso de forma natural, explicando em até dois parágrafos o conteúdo do seu vídeo.

Evite links logo no início da descrição! Claro que isso é uma regra geral e nem sempre é possível evitar links no início da descrição. Eu mesmo as vezes não consigo fugir disso (quando estou entregando algum brinde, download, etc).

Você também deve colocar as palavras-chaves mais importantes nas tags do vídeo.

Veja na foto abaixo um exemplo de SEO para YouTube bem feito:

Exemplo de SEO para YouTube
Exemplo de SEO para YouTube.

4 – Fale a sua palavra-chave várias vezes durante o vídeo

As plataformas estão cada vez mais avançadas e inteligentes. Acredite você ou não, o YouTube sabe exatamente o que você está falando no seu vídeo. Afinal, como você acha que aquelas legendas são geradas automaticamente?

Pensando dessa forma, faz todo sentido que você repita, no decorrer do vídeo, a sua palavra-chave. Fale no começo, no meio e no final. Lembre-se que o seu vídeo as “peças precisam se encaixar” e que tudo tem que fazer sentido.

Imagine como seria se no título e na descrição você falasse sobre algo, mas no vídeo o assunto fosse completamente diferente? Não faz sentido algum, concorda?

Coloque em prática essa 4ª dica e observe o desempenho do seu vídeo melhorar.

5 – Aumente o seu CTR com Título + Thumbnail + Conteúdo

Deixei para o final porque eu acho essa combinação entre Título, Thumbnail e Conteúdo perfeita para melhorar seu desempenho de SEO para YouTube.

Exemplos de Thumbnails
Exemplos de Thumbnails.

Vamos começar entendendo o que é CTR, a famosa Taxa de Clique:

Taxa de cliques é a proporção de usuários que clicam em um link específico para o número total de usuários que visualizam uma página, email ou anúncio.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Click-through_rate

Cada vez que o seu vídeo é exibido nos resultados de busca para alguém, nós dizemos que você teve uma impressão. Quando escolhe o seu vídeo pra assistir e clica, então temos, obviamente, um clique.

A relação entre cliques/impressões é a CTR.

Vamos dizer que a cada 100 vezes que o seu vídeo apareceu nos resultados de busca, 10 pessoas clicaram. Seu CTR foi de 10%.

Mas por que isso é tão importante na sua estratégia de SEO para YouTube?

Simples! Porque de nada adianta você gravar e editar um vídeo maravilhoso se ninguém assisti-lo. As pessoas precisam clicar no play, entende?

Agora, adivinhe só qual estratégia de SEO que melhor funciona para trazer cliques para seus vídeos? Sim, esse conjunto de título, thumbnail e conteúdo.

Aqui no blog eu já postei um artigo mostrando como você consegue criar uma thumbnail pro seu canal do YouTube mesmo sem entender nada de edição de fotos.

Eu também postei 2 vídeos tutoriais em meu canal do YouTube. Você pode assistir logo abaixo:

BÔNUS 1: 10 Segundos para ENCANTAR

A concorrência hoje está demais! Quero te lembrar que você tem apenas os primeiros 10 segundos do seu vídeo para convencer alguém que seu conteúdo é bom e que deve ser assistido.

Então, comece o seu vídeo com uma promessa. Diga logo, sem enrolação, o que a pessoa que está assistindo vai aprender. Gere curiosidade, empolgação, desperte a emoção de quem está assistindo.

Vá direto ao ponto, entregue algo de qualidade e no final não se esqueça de fazer a sua chamada para ação.

Lembre-se de que todo vídeo tem um propósito. Convide o espectador para clicar em algum lugar, pra acessar algum conteúdo complementar, etc.

Não deixe o seu espectador “morrer na praia”. Entregue a ele algo mais no final.

BÔNUS 2: Faça o YouTube RECOMENDAR os seus Vídeos

Origem do tráfego do YouTube
Origem do tráfego do YouTube.

Observe bem a foto acima. É do meu canal do YouTube!

Note que aproximadamente 50% do tráfego em meus vídeos partiram de recomendações do próprio YouTube. Incrível isso, não?

É o YouTube trabalhando pra mim (eu não preciso divulgar nada)!

“Mas, como isso é possível e como eu posso aplicar também no meu canal, Léo?”

Você só precisa manter as pessoas “presas” ao seu vídeo. Quanto mais o conteúdo for interessante; quanto mais curiosidade você gerar; quanto mais valor você entregar, melhor vai ser pro seu vídeo e pro seu canal.

É assim que o algoritmo do YouTube pensa:

Minutos Assistidos > Visualizações (Views) > Inscritos

Quando você consegue manter alguém consumindo o seu conteúdo por mais tempo, o YouTube acha isso o máximo. Ele entende que aquilo ali foi realmente importante pra alguém, então passa a recomendar seus vídeos para outras pessoas.

Foi assim que eu consegui mais de meio milhão de visualizações em um único vídeo, que me gera renda até hoje.

BÔNUS 3: Baixe o meu e-Book gratuito “A Arte da Venda”

Eu escrevi esse pequeno livro digital para compartilhar com minha audiência algumas estratégias que me fizeram aumentar consideravelmente as vendas dos meus negócios digitais.

Clique na foto do e-Book para receber um exemplar em seu e-mail.

Livro digital A Arte da Venda
Livro Digital: A Arte da Venda.

Conclusão

Pra fechar esse guia de como ranquear vídeos no YouTube com estratégia de SEO para YouTube e aparecer na primeira página, lembre-se: o principal é você ser quem realmente é e ser o mais natural possível.

Não precisa inventar moda, ter equipamento caro ou o local perfeito.

O local perfeito e os equipamentos perfeitos são exatamente os que você tem hoje para iniciar.

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