fbpx

Você gostaria de postar automaticamente no Facebook seus artigos de blog?

O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. Também é uma das maiores fontes de tráfego para diversos sites espalhados pelo globo.

Nesse artigo eu vou te mostrar como postar automaticamente no Facebook (seus novos posts do WordPress serão postados de forma automática em sua página do Facebook).

Image by Thomas Ulrich from Pixabay

Por que postar automaticamente no Facebook?

O Facebook tem uma enorme base de usuários, e isso pode ser uma incrível fonte de tráfego para seu site ou blog. Entretanto, você vai precisar gerar engajamento com sua audiência para construir uma boa relação.

Enquanto você ainda não puder gerar engajamento de forma automática (que dera, né?), uma coisa que você já pode fazer é postar automaticamente no Facebook. Cada postagem que você fizer é automaticamente compartilhada em sua página do Facebook.

Eu vou te mostrar uma forma bem simples de se fazer isso.

Postar automaticamente no Facebook com IFTTT

O IFTTT é uma ferramenta online muito popular que permite criar automações entre as mais diferentes contas que temos nas redes sociais. Pra quem não sabe, IFTTT é abreviação de “If This, Than That“.

A ferramenta funciona a base de applets. Cada applet conecta duas contas ou mais. Funciona basicamente assim: se algo é executado em uma das plataformas conectadas – um post novo do seu blog no WordPress, por exemplo -, então uma ação é executada na outra – ou nas outras – conta conectada.

Pura lógica computacional, algo realmente lindo de se ver.

Usando IFTTT para postar automaticamente no Facebook

A primeira coisa que se deve fazer é acessar o site do IFTTT e criar um registro com seu e-mail.

Depois você deve buscar pela integração desejada. É só digital “WordPress” no campo de busca.

Criando applet no IFTTT

Nos resultados da busca, você deve encontrar a opção “Share new WordPress posts on Facebook pages“. Selecione esta opção para continuar.

Agora, chegou o momento de conectar ao seu site WordPress e também em sua página. Para isso, o IFTTT vai solicitar seus dados de login do WordPress. Esse procedimento é seguro e você pode ler aqui os termos de privacidade do IFTTT.

Depois, a plataforma vai pedir para você acessar sua conta do Facebook e irá solicitar sua permissão para publicar em sua página do Facebook.

Após estes dois procedimentos simples, a conexão entre as plataformas está feita e você já pode configurar a plataforma para postar automaticamente no Facebook.

Conectando WordPress ao Facebook no IFTTT

Aqui você pode adicionar diversos ingredientes (ações que você deseja executar) à sua postagem, tais como:

  • Título
  • Conteúdo do post
  • URL do post
  • URL da imagem

Atenção: se você já usa o plugin Yoast SEO, não é necessário adicionar o ingrediente “URL da Imagem”.

Configurando applet no IFTTT

No caso desta postagem que estou fazendo agora, você verá que eu adicionei as seguintes ações:

Ações que desejo executar em meu applet no IFTTT

Como é a primeira vez que estou usando esse tipo de integração, ainda não sei como será o formato da postagem em minha página do Facebook.

Vou publicar o post agora, acessar a página e retornar com mais informações.


Pessoal, funcionou! Testado e aprovado.

Tags:

Sobre o Autor

Leonardo Amoyr
Leonardo Amoyr

Eu sou o Leonardo, e esse é o meu blog. Aqui eu falo sobre empreendedorismo online, ferramentas e estratégias de marketing digital para fazer o seu negócio decolar! Me deram rótulos de engenheiro, empreendedor, artista independente. Vivo em constante renovação 🍂 Aqui consigo compartilhar meus pensamentos e projetos novos com o mundo!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *