fbpx

No artigo de hoje eu quero compartilhar com você 12 hábitos para a felicidade, atitudes cultivadas por pessoas verdadeiramente felizes.

Esse artigo é inspirado no Calendário 2020 Sorria, oferecido pela Droga Raia, editado pela Editora Mol em parceria com a Banca do Bem.

Image by Niek Verlaan from Pixabay

Para encontrar a felicidade não existe um caminho certo, menos ainda um só caminho. O que existe de verdade são diversas trilhas, atitudes que transformam a vida – ou nossa visão sobre ela.

Nesse artigo você vai conhecer alguns desses caminhos desenhados pelas pessoas felizes.

São hábitos por vezes desafiadores, porém sempre positivos. Então, vamos coloca-los em prática a partir de agora e não perder nenhum dia de ser feliz.

Image by Karen Warfel from Pixabay

Pessoas felizes buscam ser melhores

Todo mundo erra, se arrepende de algo que fez. Mas, em vez de ficarem paralisadas ou se vitimizarem, as pessoas felizes assumem a responsabilidade pelo que acontece em sua vida e fazem dos tropeços oportunidades para crescer.

A forma como lidamos com as falhas interfere no nosso nível de felicidade. Tando que basta querer ser melhor para ficarmos mais atentos ao que nos traz bem-estar e construímos pensamentos positivos, ganhando propósito e resiliência.

Então, no lugar de remoer um erro, reconheça-o e comprometa-se a fazer diferente. E siga!

Pessoas felizes apreciam pequenas coisas

Não há outro tempo para ser feliz a não ser o agora. É desperdício, por exemplo, deixar para experimentar esse sentimento somente nas férias e se conformar com um dia a dia maçante, sem nenhuma alegria.

Apreciar a beleza das coisas simples e os pequenos prazeres cotidianos nos aproxima da felicidade porque permite que desfrutemos de emoções positivas ao longo do caminho, e não apenas no final.

Também ajuda a reduzir o impacto das dificuldades e torna os bons sentimentos mais duradouros, por serem alimentados constantemente.

Pessoas felizes tem bons amigos

É impossível ser feliz sozinho, diz a letra da música. Faz parte a natureza humana viver em grupo, buscar ter com quem se relacionar.

E isso é especialmente importante quando se trata de pessoas com as quais criamos interações profundas, pois a qualidade do relacionamento impacta a saúde: contar com alguém que nos ofereça colo e um ombro amigo quando precisamos afasta problemas como estresse e depressão.

Também é fundamental para a autoestima e o autoaperfeiçoamento, pois traz segurança para sermos quem somos e força para crescer.

Pessoas felizes conhecem a si mesmas

O autoconhecimento permita dar à vida um direcionamento alinhado à nossa essência e, assim, sentir mais satisfação no dia a dia.

Quando temos consciência do que é importante para nós e por quê, tendemos a fazer escolhas mais acertadas.

Também lidamos melhor com nossas emoções, já que entendemos de onde elas vêm. E, conectados com quem somos de verdade, podemos promover mudanças internas positivas, desenvolver o amor próprio e melhorar a vida social.

Desbravar o universo que existe dentro de nós é fundamental para alcançar o bem-estar e ser feliz.

Pessoas felizes cuidam da própria saúde

Ter bons hábitos alimentares, garantir a qualidade do sono e praticar atividades físicas são atitudes que ajudam a manter saudável não só o corpo, mas também a mente, prevenindo o estresse e a depressão, por exmeplo.

O contrário também é verdadeiro, já que estar bem mentalmente representa uma condição fundamental para não sabotar comportamentos positivos.

Quem está sempre atento a tudo o que pode afetar a saúde faz visitar regulares ao médico e trabalha suas questões emocionais, ficando mais próximo da felicidade.

Pessoas felizes procuram ser íntegras

A satisfação pessoal tem relação estreita com a maneira como nos comportamos diante de uma situação.

É desgastante sentir culpa por alguma injustiça cometida. Ou ficar estressado por precisar mentir em função de uma atitude desonesta, que não conseguimos sustentar.

Isso não acontece quando há integridade, ou seja, quando a nossa conduta condiz com valores que respeitam o bem comum. Agir com ética, cultivar as virtudes e exercitar o melhor que temos dentro de nós são atitudes saudáveis.

Assim mantemos a consciência tranquila para seguir em frente sem remoer o passado.

Pessoas felizes se dedicam aos outros

Fazer o bem ao próximo faz bem a nós mesmos. A explicação fisiológica para isso é que atitudes de amor, como solidariedade, compaixão, altruísmo e bondade, inundam o cérebro de neurotransmissores que desencadeiam o humor positivo, a disposição e a felicidade.

Ajudar os outros também favorece a saúde mental porque nos distancia da ruminação de problemas, melhora o senso de autovalorização, fortalece contatos sociais e traz a sensação de esperança.

A iniciativa só não pode sobrecarregar quem a pratica, pois assim perde seus efeitos benéficos.

Pessoas felizes saem da zona de conforto

Manter as coisas com oestão pode ser bom se isso for sinônimo de bem-estar. Mas é prejudicial se significar comodismo, porque, com o tempo, desmotiva e acaba gerando insatisfação.

Ficar acomodado pode limitar as experiências da vida. Por outro lado, tomar uma atitude e encarar o novo costuma trazer crescimento.

Trocar de casa, de cidade, buscar um emprego melhor, terminar uma relação morna: tudo isso leva a perder medos, aprender novas habilidades, aprimorar a criatividade, ganhar mais independência, reduzir conflitos – e te uma vida mais intensa e feliz!

Pessoas felizes tem um propósito

Sentir que temos objetivos maiores dá sentido à existência, como se explicasse a razão de estarmos aqui.

Uma vida sem isso fica vazia – e, logo, nos deixa infelizes. Quando temos um propósito, por outro lado, a sensação é a de que estamos deixando uma contribuição, ainda que seja apenas para os mais próximos.

Em outras palavras, nos sentimos realizados, fazendo a diferença.

Atividades sintonizadas com nossos valores e que nos oferecem a oportunidade de viver com plenitude nossos dons e talentos são tão prazerosas que nos fazem perder a noção do tempo.

Pessoas felizes sabem se divertir

Além da percepção de estar aproveitando a vida, a diversão leva a experimentar emoções positivas que têm efeitos diversos sobre o nosso comportamento.

Entre eles, nos tornamos mais sociáveis e abertos a novas idéias. É por isso que vivenciar momentos de lazer com outras pessoas fortalece as relações e aumenta o bem-estar.

Outra coias que leva a esse estado de satisfação é rir.

Uma boa gargalhada eleva no cérebro os níveis de endorfina, um hormônio associado à sensação de felicidade, o que aumenta nossa tolerância à dor e ao estresse, beneficiando a saúde física e mental.

Pessoas felizes sonham e realizam

Sonhar nutre a energia que nos move. Se muitas pessoas desejam, mas não realizam, pode ser por dificuldade de enxergar como dar o primeiro passo.

Estabelecer pequenas metas alcançáveis ajuda nesse sentido. Ao cumprir cada uma delas, nos sentimos mais esperançosos e nos mobilizamos para aproveitar melhor nossos talentos, aprimorar habilidades, superar barreiras e, se for preciso, recalcular a rota.

Adotamos uma postura mais ativa e focada no autodesenvolvimento, o que nos leva ao encontro da realização pessoal – e, por consequência, da felicidade.

Pessoas felizes procuram ser gratas

Basta perceber e valorizar tudo de bom que temos – nossa saúde, por exemplo, ou as pequenas alegrias do dia a dia, como um amanhecer bonito, uma comida saborosa.

Imediatamente, o sistema de recompensa do cérebro é ativado, e nos sentimos mais alegres, otimistas e amorosos.

Os reflexos disso para a saúde vão desde a redução do estresse e da depressão até a menor incidência de emoções negativas, entre elas a inveja e a própria tristeza.

Há benefícios também quando expressamos a gratidão, repare: ela é capaz de gerar uma corrente do bem!

Então…

Nesse artigo você aprendeu os 12 hábitos para a felicidade. Junto com eles também conheceu os desafios a serem cumpridos todos os dias.

Não será fácil, eu sei. Mas você precisa tentar! O passo inicial para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e produtivos deve ser dado.

Compartilhe em suas redes sociais e inspire seus amigos e conhecidos a se tornarem pessoas mais felizes também!

Grande abraço!

Tags: | | | | | | | |

Sobre o Autor

Leonardo Amoyr
Leonardo Amoyr

Eu sou o Leonardo, e esse é o meu blog. Aqui eu falo sobre empreendedorismo online, ferramentas e estratégias de marketing digital para fazer o seu negócio decolar! Me deram rótulos de engenheiro, empreendedor, artista independente. Vivo em constante renovação 🍂 Aqui consigo compartilhar meus pensamentos e projetos novos com o mundo!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *