fbpx

Você quer saber como ganhar dinheiro com blog? Você está ansioso para se tornar um daqueles blogueiros de 6 dígitos que você tanto ouviu falar?

Se sim, então você está no lugar certo!
Eu eliminei toda bagunça e as tais soluções milagrosas para te mostrar os princípios básicos dos blogs de sucesso sem complicar demais o processo ou te fazer passar por uma longa curva de aprendizado.

Na verdade, não precisa ser tão complicado assim. Ganhar dinheiro com um blog não é algo difícil de fazer. De fato, se você está procurando uma maneira rápida e fácil de abrir um negócio online para poder começar a ganhar dinheiro na internet sem um grande investimento, os blogs são o caminho ideal.

Criar blogs de alta qualidade em seu nicho que gere tráfego e forneça conteúdo e informações valiosas para o seu mercado é também um dos métodos mais eficazes de construir uma presença de autoridade.

E adivinha? A melhor parte dessa estratégia é que ela também é incrivelmente fácil de executar, além de ser muito econômica. Não custa muito dinheiro para criar um blog. De fato, a maior parte do trabalho envolverá seu tempo – não seu suado dinheiro.

Portanto, sem mais delongas, vamos direto ao assunto!

Mesa com cadernos, tablet e xícara de café

A verdade sobre os blogs

Aqui está a verdade sobre como ganhar dinheiro com blog: embora os blogs possam ser automatizados (eventualmente), você não deve esperar que a renda seja passiva desde o início.

Você precisará trabalhar nisso, especialmente quando estiver lançando seu blog e criando uma plataforma que deseja ser reconhecida em seu mercado.

Quando comecei a pensar em ganhar dinheiro com blog, passava de 24 a 48 horas por mês criando conteúdo, convertendo visitantes em assinantes de e-mail e vendendo produtos e serviços.

Você desejará estar diretamente envolvido na fase inicial de construção. Esta é a sua marca, afinal. Você precisa garantir que cada conteúdo tenha sua voz, transmita sua mensagem e represente sua empresa da melhor maneira possível.

Ninguém nunca será tão cuidadoso e profissional na criação de seu blog quanto você, certo? Portanto, fique atento e comprometa-se a passar os primeiros meses construindo seu blog a partir do zero.

Novamente, de maneira alguma o blog é uma forma de ganhar dinheiro fácil ou um método onde você não vai ter que se esforçar durante o estágio inicial.

Você deve estar preparado para dedicar algum tempo e esforço se realmente quiser ter sucesso com blog. Mas as boas notícias? Seu trabalho duro será recompensado.

A fórmula de 5 passos para ganhar dinheiro com blog

Embora existam inúmeros relatórios e artigos que complicaram demais o processo de ganhar dinheiro com blog, aqui está uma visão geral básica de como isso é feito:

  1. Crie um blog e registre um domínio memorável. Evite opções hospedadas remotamente (evite Blogspot, Wix ou BuilderAll). Você precisa estar no controle total do seu site, para poder tirar proveito de todas as diferentes opções de ganhos, sem limitações.
  2. Escreva um conteúdo matador que gere tráfego e atraia visitantes. Esse conteúdo precisa ser extremamente de alta qualidade, direcionado e informativo.
  3. Converta seus visitantes em assinantes de e-mail para criar sua lista (veja como fazer isso sem gastar nada clicando aqui). Uma lista é fundamental para criar um blog de sucesso online.
    Guarde isso: ter uma lista é essencial para ter sucesso em praticamente QUALQUER mercado online. Você nunca vai ganhar tanto dinheiro sem uma.
  4. Comunique-se com esses assinantes. Crie relacionamento e confiança. Cultive relacionamentos. É aqui que você pode criar uma marca reconhecida como uma autoridade em seu mercado e se destacar da concorrência.
  5. Venda produtos e serviços para o seu público-alvo através do seu blog e da sua lista de assinantes.

Parece fácil, certo? É verdade. Mas vai levar tempo. Vamos nos aprofundar em cada uma dessas etapas para que você entenda melhor como funciona.

Criando seu blog

Aqui estamos focando em como ganhar dinheiro com blog, por isso não vou entrar em detalhes sobre a construção da plataforma. Saiba que você deve sempre escolher um domínio memorável (veja aqui como se faz isso) direcionado ao seu mercado, e também uma conta de hospedagem profissional de alta velocidade.

Criando conteúdo para seu blog

O tipo de conteúdo que você criar vai depender do seu público-alvo, mas cada parte do conteúdo deve sempre ser informativa e com o melhor conteúdo que você conseguir criar.

Seu conteúdo vai ser o responsável pela geração de tráfego e o que fará os visitantes voltarem ao seu blog. Ele precisa estabelecer seu blog como uma fonte informativa de conteúdo em seu mercado, para que você gaste mais tempo criando conteúdo atraente.

Construir e converter clientes

Você precisa sempre trabalhar para criar sua lista. Esse é um processo que você pode configurar no piloto automático usando técnicas de e-mail marketing que capturam as informações do visitante e as adicionam à sua lista de e-mails em troca de uma isca digital.

Ofereça um incentivo para aqueles que assinam suas listas, como fornecer a eles um relatório especial que não está disponível em nenhum outro lugar do seu blog; ou ainda ofertas especiais e descontos em produtos e serviços.

Sempre exagere e comece com facilidade. Não saia oferecendo produtos logo de cara – primeiro crie relacionamento e engajamento com sua audiência mostrando preocupação e se disponibilizando em ajuda-los.

Em seguida, configure campanhas de automação de e-mails que transmitam diferentes ofertas e brindes valiosos para seus assinantes ao longo do tempo.

Pessoalmente, todos que se inscrevem em qualquer uma de minhas listas sempre recebem meu e-mail de boas-vindas.

Então, 2-3 dias depois, recebem outro e-mail automático que oferece um conteúdo premium gratuito no meu nicho.

Só depois de 7-12 dias eu começo a tentar vender algo, e sempre faço isso o mais passivamente possível. Em vez de simplesmente oferecer algo, eu trabalho mostrando para o meu público como recursos ou ferramentas podem ser valiosos e ajudar seu negócio a prosperar de alguma forma.

Quando os assinantes sentem que você é um amigo próximo – que cuida deles – e não um profissional de marketing cujo único interesse é ganhar dinheiro, eles respondem de acordo.

Portanto, não seja um profissional de marketing de e-mail insistente – seja um blogueiro profissional com um autoridade no seu mercado e alguém que esteja disposto a se entregar ao trabalho e criar o melhor conteúdo para ganhar dinheiro com blog.

Ganhe sua confiança e respeito e, finalmente, venda produtos e serviços diferenciados! É quando você começa a ganhar dinheiro com blog que você percebe realmente o enorme potencial de se trabalhar pela internet.

Voltando ao assunto principal: como ganhar dinheiro com blog…

Quais produtos ou serviços você deve vender? Como você pode transformar conteúdo gratuito em lucro? Como você pode usar seu blog como uma ferramenta de geração de leads que ganhará dinheiro constantemente?

Sua fábrica de dinheiro

Um dos aspectos mais importantes de como ganhar dinheiro com blog é decidir qual forma de monetização funcionará melhor para o seu mercado.

Existem muitas opções diferentes disponíveis para você. Então, descobrir por qual delas começar – e, finalmente, avaliar em qual formato seus visitantes têm maior probabilidade de reagir positivamente – é muitas vezes a parte mais complicada do processo.

Então, vamos detalhar para você, para que você possa criar um sistema infalível que faça você ganhar dinheiro com blog rapidamente, evitando as opções de baixo desempenho das quais tantas pessoas são vítimas.

Defina seu objetivo

Você pode iniciar um blog simplesmente porque está interessado em escrever conteúdo para o seu nicho de mercado. Talvez você tenha muitas informações para compartilhar e goste de ajudar os outros. Ótimo! Mas você ainda precisa definir o objetivo do seu blog.

Seu blog foi projetado para atrair visitantes com conteúdo gratuito e útil que você pode transformar em leads?

Você planeja usar seu blog para oferecer uma oferta gratuita em troca de um endereço de e-mail para criar listas direcionadas?
Se a sua resposta for sim, nesse caso o seu blog é um mecanismo de geração de leads e esse é seu objetivo.

Então, como você deve começar a gerar receita com seu blog? Marketing de afiliados é uma ótima maneira.

Mesmo se você tiver um produto ou serviço próprio, se você é novo no
seu nicho e não está estabelecido como produtor digital, você pode começar criando conteúdo atraente para o seu blog e monetizando isso.

Existem produtos de alta qualidade disponíveis no mercado de afiliados, desenvolvidos por produtores digitais altamente competentes.

A produção fica por conta deles, e a divulgação fica por sua conta!

Com o marketing de afiliados, você é o responsável por levar tráfego – atrair as pessoas certas – para a página de vendas do produtor.
Não é você quem faz o site de vendas. Ele já está lá!

Você não precisa se preocupar em resolver bugs, responder alunos, etc.
Como afiliado, você tem um único trabalho a fazer: vender o produto e ganhar dinheiro!

O marketing de afiliados é uma estratégia inteligente.

A única exceção a esta regra é se você vender serviços. Se você ganhar dinheiro oferecendo consultoria, treinamento, venda de imóveis ou qualquer outro tipo de serviço, você começará a oferecer esses serviços em seu blog desde o início.

Mas se você não vende serviços, o marketing de afiliados é uma das melhores estratégias de monetização em que você deve se concentrar.

Quem vende muito, ganha muito

Se você está pensando: “Que tipo de produtos digital devo vender?”, deixe eu te ajudar a entender isso agora.

Não cometa o erro de pensar que é melhor vender produtos baratos de R$ 10 só por achar que mais pessoas vão comprar. Não é verdade e nem tem lógica.

Na verdade, você dificultará as coisas e precisará trabalhar muito mais para gerar uma renda decente todos os meses.

Em vez disso, faça o que os blogueiros profissionais fazem: comece com produtos afiliados de alto nível (a partir de R$ 250) e siga seu caminho. Além de ganhar mais dinheiro, você não precisará vender que nem um desesperado vendedor de produtos de R$ 10.

No marketing de afiliados, só faz sentido você vender um produto de ticket baixo se você tiver um produto mais caro por trás, pra fazer upsell.

Quando você está começando no blog (e no marketing de afiliados), é muito
mais fácil ir atrás do ouro e promover preços mais altos.

Além disso, ao promover ofertas de afiliados e criar sua lista de e-mails,
você poderá lançar facilmente seu próprio produto mais tarde, isso porque você cultivou grupos de assinantes que se sentem à vontade para pagar preços mais altos!

E lembre-se: a única métrica acima de todas as outras é o número de pessoas na sua lista de e-mails. Não se preocupe com os assinantes de feeds RSS – isso não vale mais a pena considerar. Apenas concentre-se em criar sua automação de e-mails e enviar conteúdo de valor com frequência.

Em seguida, crie seu conteúdo. É assim que você se destaca de outros blogs em seu mercado, captura a atenção do seu público e incentiva o tráfego repetido.

Se você não fizer mais nada, gaste tempo criando o conteúdo da mais alta qualidade possível.

Não sabe ao certo sobre o que escrever?

Pesquise os 10 melhores blogs em seu nicho. Veja o que eles estão escrevendo, que tipos de títulos estão usando. Quais artigos recebem o maior número de curtidas e comentários?

Anote tudo o que encontrar, criando um arquivo de informações que o ajudarão a criar o tipo de conteúdo no qual o seu mercado está mais interessado (você pode usar o Evernote pra isso).

Invista tempo em sua pesquisa! Se você não tem certeza do tipo de conteúdo que seus visitantes mais desejam, você realmente precisa gastar algum tempo pesquisando antes de começar.

Não demora muito. Passe uma ou duas horas analisando blogs populares e você terá rapidamente uma lista de possíveis idéias.

Lembre-se, tudo o que você realmente precisa para começar a ganhar dinheiro com blog é de 2 a 3 artigos de alta qualidade. Ou mude o script e ofereça a seus visitantes uma combinação de tipos de conteúdo, incluindo infográficos, artigos ou um vídeo.

E sempre configure sua caixa de entrada da lista de e-mails antes de começar a direcionar o tráfego para o seu blog.

Se você deseja uma opção acessível que também seja fácil de usar, confira o Nitronews uma ferramenta 100% brasileira e grátis de e-mail marketing.

Vamos recapitular tudo o que vimos até aqui?

  • Crie de 2 a 5 artigos de conteúdo matador na forma de posts, infográficos ou vídeos.
  • Invista em um bom serviço de automação de e-mail marketing e programa o seu e-mail de boas-vindas para os novos assinantes. Lembre-se: nenhuma venda nos primeiros 2 a 3 e-mails.
  • Ofereça aos seus leitores algo gratuito: um infográfico, um e-Book ou outra coisa que agrade sua audiência.
  • Integre de 1 a 3 produtos afiliados ao conteúdo do seu blog e na sua automação de e-mails.
  • Se puder, invista em um tema de WordPress voltado para a conversão, como o Wolf WP ou o WP Avenger, por exemplo.
  • Mantenha o ritmo do seu mercado, visitando constantemente blogs estabelecidos em seu nicho para se manter atualizado sobre o tipo de produtos que estão sendo vendidos.
  • Gere tráfego! Envolva os visitantes em potencial por meio das mídias sociais (Instagram, Youtube, Pinterest, Facebook, etc.), utilize fóruns e comunidades em seu nicho para apresentar seu blog e maximizar a exposição.
Treinamento completo de negócios digitais

Conclusão

Eu quero que você comece a vender hoje. Não cometa o erro que muitos blogueiros recém-chegados cometem, achando que só devem começar a vender quando conseguirem uma lista de 1000 pessoas. Não se preocupe em ter conteúdo “suficiente” em seu blog.

Comece publicando 2-3 postagens altamente informativas em seu blog que irão agradar ao seu público-alvo e escolha 1-3 produtos afiliados para promover.

Divida isso e destaque um produto para cada 2 ou 3 artigos em seu blog, com as outras ofertas de afiliados sendo enviadas aos assinantes de suas listas.

A chave é não ser insistente. Forneça um conteúdo valioso que atraia visitantes e integre uma ou mais ofertas de seus produtos na própria estrutura de seus blogs.

Dessa forma, você não está empurrando nada pra eles, mas simplesmente lembrando-os de uma ferramenta ou serviço útil que os ajudará de alguma forma.

É difícil se manter motivado como blogueiro se você ainda não está conseguindo ganhar dinheiro com blog. Começar rápido é mil vezes melhor do que tentar fazer tudo perfeito, por enquanto. Você verá resultados muito mais rápidos.

Com o tempo você vai ganhar dinheiro, vai poder contratar uma equipe com copywriters, designers e outros profissionais de marketing.

E eu te garanto uma coisa: depois que você receber as suas primeiras comissões, você vai se viciar nisso! Vai querer aprimorar cada vez mais, sempre pensando em novas estratégias para ganhar dinheiro com blog.

Espero ter te ajudado!

Tags: |

Sobre o Autor

Leonardo Amoyr
Leonardo Amoyr

Eu sou o Leonardo, e esse é o meu blog. Aqui eu falo sobre empreendedorismo online, ferramentas e estratégias de marketing digital para fazer o seu negócio decolar! Me deram rótulos de engenheiro, empreendedor, artista independente. Vivo em constante renovação 🍂 Aqui consigo compartilhar meus pensamentos e projetos novos com o mundo!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *