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A pauta de conteúdo é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento do seu blog ou canal social. É o ponto de partida para qualquer coisa que você vá criar.

Então, vou te ensinar como fazer a sua!

Image by 200 Degrees from Pixabay.

O Conceito de Pauta de Conteúdo

A pauta de conteúdo serve para o direcionamento na criação do seu conteúdo. Ela pode ser criada por você ou por alguma outra pessoa, caso queira contratar um freelancer para isso.

A pauta de conteúdo é uma excelente forma para atrair tráfego. O conteúdo é a principal chave para fazer seu negócio ter sucesso.

É importante você saber que, pra quem tá começando, essa não é a forma mais rápida (para isso existe o tráfego pago, que é quando você investe em plataformas como o Facebook e Google para adquirir público para o seu negócio).

ASSISTA ESSE VÍDEO ONDE EU COMENTO SOBRE COMO FAZER TRÁFEGO PAGO DE FORMA PROFISSIONAL

Porém, é a forma que vai trazer o melhor retorno pro seu negócio a médio e longo prazo.

Pra você entender em poucas linhas a diferença entre o tráfego orgânico e o tráfego pago, pense no seguinte: se você for no Google e fizer uma pesquisa sobre “como ganhar dinheiro pela internet“, significa que a sua busca é totalmente intencionada.

Lá nos resultados você encontra um site que promete 5 formas de ganhar dinheiro pela internet e clica nele. Observe o que acabou de acontecer: você quis consumir aquele conteúdo, pois foi do seu interesse.

Agora o tráfego pago é diferente, pois ao anunciar no Facebook, por exemplo, nem todas as pessoas que vão ver o seu anúncio realmente tem interesse. O rendimento acaba sendo bem menor.

Voltando aos conceitos de pauta de conteúdo, o que você precisa saber é que tráfego através de conteúdo é o melhor tráfego que pode existir, pois ele é super qualificado.

Outro ponto importante é que cada peça de conteúdo é um ativo de longo prazo. Eu sempre falo isso para os inscritos do meu canal do YouTube.

Tudo o que você cria, seja um artigo de blog ou um vídeo pro YouTube, é um “funcionário” trabalhando pra você 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Image by Tumisu from Pixabay.

Tipos de Conteúdo

Independente do formado do conteúdo, a pauta de conteúdo é a mesma sempre. Você vai entregar para a sua audiência o que eles já estão procurando, e esse conteúdo pode ser:

  • Posts/Artigos/Textos no Blog
  • Conteúdo por E-mail
  • Manuais em PDF
  • Slides
  • Vídeos
  • Infográficos
  • Webinários
  • Mapas Mentais
  • PodCasts
  • Fluxogramas
  • Entrevistas
  • Combinação de um ou mais conteúdos

É claro que para tipos variados de conteúdos, existem canais de comunicação diversos para que você consiga entrega-los efetivamente. Veja alguns deles:

  • Blog
  • E-mail
  • YouTube
  • Facebook
  • Pinterest
  • LinkedIn

Você pode entregar tanto um conteúdo em vídeo através do YouTube quanto um e-Book pelo seu blog. Por isso é importante diversificar.

Como Criar a Pauta de Conteúdo

Agora eu vou te entregar um roteiro para que você consiga criar sua pauta de conteúdo:

  1. Você faz parte do seu nicho?
  2. Você sabe as potenciais dúvidas do seu nicho?
  3. Quais dúvidas você teve quando começou?
  4. O que você gostaria de ter lido?
  5. O que realmente faz a diferença nesse nicho?
  6. O que realmente fez a diferença pra você?
  7. Faça perguntas para sua audiência!

Se você trabalha com um produto de emagrecimento, por exemplo, e foi uma pessoa que passou por esse processo de perda de peso, concorda comigo que você sabe de todas as dificuldades e dores de ter passado por esse processo?

A mesma coisa pra quem não tinha dinheiro, iniciou um negócio digital e teve sucesso! Certamente essa pessoa conhece o caminho das pedras, então fica mais fácil o entendimento para a criação de conteúdo.

Claro que são penas exemplos, mas use isso na criação da sua pauta de conteúdo. Verifique os desejos e dores da sua audiência.

O que que você mais sentiu falta quando estava começando? Algo que se alguém te dissesse naquela época teria feito todo sentido? Fica claro aqui?

Outra dica interessante é perguntar aos seus amigos e familiares. Veja:

“João, se você quisesse trabalhar pela internet e ganhar dinheiro extra o que você buscaria no Google?”

“João, se eu fosse um especialista em negócios digitais, trabalhar de casa e ganhar dinheiro pela internet, o que você me perguntaria?”

Você ainda poderia utilizar os comentários do seu canal do YouTube ou Facebook para perguntar para a sua audiência o que eles gostariam de saber.

Ferramentas: Pesquisa de Pauta de Conteúdo

Vamos conhecer agora as principais ferramentas para criação de pauta de conteúdo com precisão e eficácia.

VEJA COMO FAZER PARA SEUS VÍDEOS RANKEAREM NA PRIMEIRA PÁGINA DO YOUTUBE!

As ferramentas são:

Nessas ferramentas, você busca pelos termos gerais do seu nicho. Por exemplo, se você trabalha com negócios digitais alguns exemplos de busca são:

  • Como criar um blog
  • Criar site
  • Criar um blog
  • Dinheiro Online
  • Dinheiro em casa
Criação de pauta de conteúdo com Google Keyword Planner.
Criação de pauta de conteúdo com Google Keyword Planner.

O Google Keyword Planner não entrega um resultado exato, como veremos na próxima imagem. Mas entrega intervalos de buscas bastante interessantes.

O termo “como criar um blog” ficou no intervalo entre 10 e 100 mil buscas mensais, o que é muito bom.

O termo “dinheiro online” também obteve um bom resultado, ficando no intervalo de 1 a 10 mil buscas mensais.

Mas esses foram os termos que você buscou. Agora vem uma parte bem legal:

O algorítimo do Google automaticamente sugere novos termos que também são muito buscados. Observe atentamente a imagem abaixo, retirada do treinamento de negócios digitais do professor Alex Vargas:

Treinamento de Negócios Digitais do Professor Alex Vargas.
Treinamento de Negócios Digitais do Professor Alex Vargas.

Organizando Resultados

Tendo feito a sua pesquisa, agora é preciso planilhar para ter melhor controle gerencial. Para isso você pode usar um software pago como o Excel ou o software gratuito Google Sheets (eu uso esse).

Treinamento de Negócios Digitais do Professor Alex Vargas.

Para isso crie 3 colunas em sua planilha:

  • Palavra-chave
  • Pesquisas mensais
  • Títulos

Agora você vai usar a sua imaginação para criar títulos impactantes para sua audiência. O treinamento Fórmula Negócio Online possui um módulo inteiro totalmente dedicado à criação de títulos irresistíveis.

Eu recomendo que você vá ao YouTube e digite a palavra-chave escolhida para o título. Se você fosse usar “como criar um blog”, olhe no YouTube os títulos dos resultados da sua pesquisa. Inspire-se e crie o seu! Simples assim.

O mais importante da pauta de conteúdo é que ela seja frequente, esteja sempre renovada. Comece devagar, mas ganhe velocidade rápido!

Você pode iniciar com uma lista de 20 palavras-chave, mas elas vão esgotar. Então sempre adicione mais palavras-chave em sua lista com o passar do tempo.

É dessa forma que eu crio conteúdos em vídeo para o meu canal do YouTube e artigos para o meu blog.

Deixe sua dúvida nos comentários, combinado?

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